Clínica Julio Moreira – Implantes Dentais

Colocar implante oral dói?

O tratamento de implantes orais, é uma especialidade clássica na odontologia. Atualmente é o meio de reabilitação oral mais seguro e moderno que existe, as cirurgias são pouco invasivas e bem toleradas. Por meio de uma avaliação odontológica completa, com uma Cirurgião Dentista especialista em implantes, é possível saber se o seu organismo e arcada poderão receber o implante oral.

Quando o assunto é implante, as perguntas mais frequentes giram entorno da dor no processo cirúrgico de instalação (do pino de implante) e recuperação no pós-cirúrgico.
Por incrível que pareça o tratamento de implantes quando realizado por um especialista, com formação necessária, que respeite cada etapa do tratamento e tenha experiência avançada, não dói.


Mas por que não dói?

Para que fique claro é preciso compreender, primeiramente, como funciona o tratamento de implantes.
Os implantes orais vêm para substituir a prótese total removível (popularmente conhecida como dentadura ou chapa), prótese parcial removível (popularmente conhecida como roch) e repor a ausência de um ou mais dentes.

Trata-se de um processo, razoavelmente simples, de fixar do pino de implante na arcada dentária, aguardar o período de ósseointegração (onde o pino de implante é aderido e firmado a região óssea) e por fim, a fixar a prótese dentária no pino de implante.

Embora seja uma cirurgia, podemos considerar o procedimento de implante (fixação do pino na região óssea da arcada) tranquilo, comparado a outras cirurgias com níveis de complexidade superiores. Por esse motivo o tratamento de implantes pode ser realizado em ambiente estéril odontológico, sem a necessidade de uma ala cirúrgica dentro de um hospital. Potencializando também a experiência do paciente durante o tratamento, descomplicando-o.

Tendo tudo isso em mente, algo importante a se considerar é que a região óssea onde os implantes são fixados, é um mix de cartilagem e osso sem vascularização, ou seja, por não possuir corrente sanguínea e inervação, tendem a não possuir qualquer tipo de sensibilidade e aliados a anestesia facilitam ainda mais o procedimento e a recuperação. Vale lembrar que o paciente fica acordado durante a cirurgia e mesmo não se tratando de uma área tão sensível todos os cuidados e orientações devem ser cumpridos à risca.

 

Como é o pós-cirúrgico?

A maioria dos pacientes assim que saem da cirurgia, não costumam sentir nada além de uma leve dormência na face por conta da anestesia.
Dá para voltar tranquilamente a rotina no dia seguinte a cirurgia (exceto os pacientes que exercem profissões que exigem de muito esforço físico). Basicamente as orientações dos doutores serão quanto a higiene, alimentação e evitar pegar peso, dispensando assim cuidados que não possam ser executados no cotidiano.

Os cuidados pós-cirurgia vêm para garantir que nada interfira no tratamento durante o período de ósseointegração. Pois como citamos anteriormente, após a cirurgia de fixação do pino de implante na arcada e período de ósseointegração, a prótese dentária (ou de arcada) será fixada sob o pino de implante e qualquer avaria nesta etapa (metade) do tratamento (no pós-cirúrgico), pode comprometer a sua conclusão.