Clínica Julio Moreira – Implantes Dentais

As principais dúvidas sobre implantes orais

Implantes orais
A clínica Júlio Moreira juntou as principais dúvidas para te ajudar com o seu implante oral!

 

Normalmente a cirurgia para instalação de um implante é rápida (de 30 a 60 minutos) e sem dor. A anestesia é local e o procedimento é realizado dentro de um consultório. Em muitos casos, conseguimos utilizar uma técnica cirúrgica transmucosa, sem cortes e pontos, melhorando significantemente o pós-operatório.

Atualmente, com a evolução das técnicas cirúrgicas, as cirurgias são pouco invasivas e bem toleradas. Em poucos dias, o paciente retorna as suas atividades normais.

 

 

Sinto dor após instalar um implante?

 

Hoje em dia com as técnicas cirúrgicas menos invasivas e mais delicadas, o pós-operatório de uma cirurgia de implante é bastante confortável. Em poucos dias, ou até mesmo no dia seguinte, os pacientes retornam suas atividades normais. De qualquer forma, é indispensável o acompanhamento com um especialista em implantes ou um cirurgião dentista apto para realizar esses tratamentos.

 

 

Importância da consulta de manutenção em implantes

 

Consultas periódicas com o profissional (no mínimo uma vez ao ano) são necessárias para prevenir e tratar possíveis doenças gengivais que afetam o implante. Diagnóstico precoce e tratamento adequado previnem a perda dos implantes e focos infecciosos na boca.

 

 

 

O que posso comer com implante?

 

Durante a fase de tratamento com implantes, devemos tomar muito cuidado com alimentos duros. Mastigação excessiva pode fraturar os provisórios e até mesmo comprometer a cicatrização de implantes e enxertos. Porém com o término do tratamento e instalação das coroas em porcelana (dentes) sobre os implantes, não há restrição alimentar. Tudo que um dente “aguenta” os implantes também suportam.

 

Como fazer a limpeza do meu implante em casa? Preciso de cuidados especiais?

 

Sim. Cuidados com a higiene em torno dos implantes são de suma importância para o sucesso do tratamento. Utilização de técnicas específicas, tais como escovas interdentais e fio dental, se fazem necessárias.

É fundamental uma orientação de higiene oral, por parte do profissional, além de realizar profilaxias profissionais (limpeza profissional, onde dependendo do caso se remove a prótese para higienização) para se alcançar a longevidade dos implantes e a saúde bucal.